2.05 - Prova de Vida Virtual Via Aplicativo Gov.Br
Apresentação Anual para a “Prova de Vida Virtual Via Aplicativo Gov.Br” é a possibilidade dos militares veteranos e pensionistas das Forças Armadas realizarem, em caráter definitivo, a prova de vida no formato digital, com seu recadastramento de maneira remota (pela internet), utilizando o aplicativo “Gov.Br” por intermédio de leitura biométrica e reconhecimento facial através de smartphone/tablet.
O recadastramento digital para os militares segue o mesmo procedimento efetuado pelos demais servidores públicos civis, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS).
Para realizar a prova de vida digital, o veterano ou pensionista precisa possui, de forma imprescindível, Biometria Facial devidamente cadastrada na plataforma do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran (Carteira de Motorista Digital) e/ou no Tribunal Superior Eleitoral – TSE (Título de Eleitor Digital) e baixar o aplicativo “Gov.Br” em seu celular.
A comprovação é feita por intermédio da validação facial, conforme instruções presentes no próprio aplicativo.
A digitalização da prova de vida anual propicia ao usuário agilidade, comodidade e segurança diante da atual conjuntura. Simplificando e modernizando o relacionamento entre o cidadão e o estado, esta funcionalidade evita perca de tempo e deslocamentos desnecessários, bem como o enfrentamento de filas.
O veterano poderá regularizar seu recadastramento anual estando em qualquer lugar onde esteja, bastando para tanto que tenha acesso à internet. Portanto, a prova de vida digital realizada por meio do Gov.Br é uma alternativa ao comparecimento presencial.
O Exército Brasileiro é partícipe deste programa e não possui ingerência em sua operacionalização.
Para efetivar a Prova de Vida Digital utilizando esta funcionalidade, além dos requisitos de possuir a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral – TSE (Título Eleitoral Digital) ou no Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN (Carteira de Motorista Digital), o usuário somente poderá realizar a prova de vida digital no mês de seu aniversário.
O Departamento Geral de Pessoal (DGP), órgão de direção setorial do Exército, por intermédio de sua Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS), gerencia este programa no âmbito da Força Terrestre e já tem disponibilizado no endereço eletrônico a seguir descrito, um vídeo tutorial orientando a instalação, cadastro e realização da Prova de Vida utilizando este aplicativo.
O aplicativo é seguro e confiável, tendo seus dados criptografados pelo Governo Federal, trazendo no bojo do programa da Transformação Digital o "oferecimento de um serviço público de qualidade, reduzindo tempo e deslocamentos desnecessários”.
Arquivos para baixar:
Checklist
Saiba como agendar o atendimento para este serviço:
Redes Sociais